Borboleta
Euphydryas aurinia
(Rottemburg, 1775)
Insecta – Lepidoptera (anexo II da Diretiva Habitats)
Distribuição
Norte de África, Europa e Ásia. Na Europa considera-se a existência de um complexo de espécies, com cinco subespécies com diferenças morfológicas, biológicas e de preferência de habitat. A subespécie nominal Euphydryas aurinia aurinia, presente no centro da Europa, sofreu desde o início do século XX um declínio acentuado em muitos países, tendo-se extinguido na Holanda nos anos 80. A subespécie Ibérica denomina-se Euphydryas aurinia beckeri e é, por vários autores, considerada uma espécie distinta. Em Portugal encontra-se em todo o território continental.
Habitat
Euphydryas aurinia beckeri é típica de matos e orlas de bosques com um certo grau de humidade e subcoberto bem desenvolvido, onde se desenvolvem as trepadeiras do género Lonicera, plantas hospedeiras das suas lagartas.
Biologia
Os ovos são depositados em grupo sob as folhas da planta hospedeira. A lagarta é gregária e hiberna em grupo, num ninho construído junto à planta hospedeira. Hibernam no quarto estádio, num pequeno casulo junto ao solo. Retomam a atividade no final do inverno e início da primavera, dispersando-se no quinto estádio e passando a ser solitárias. A crisálida ocorre junto ao solo sobre folhas mortas ou no caule das plantas. O adulto encontra-se ativo de março a junho, variando em função da altitude e latitude.
Estatuto de conservação
Classificada pela IUCN como Pouco Preocupante (LC) na Europa e região mediterrânica.