Equipa

Coordenação Científica

Mário Boieiro

Investigador nas áreas da biodiversidade, interações ecológicas e conservação de artrópodes terrestres na Universidade dos Açores, estando integrado no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) e no Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA). Desde 1997 que contribui para o melhor conhecimento da diversidade, distribuição, ecologia e conservação de espécies deste grupo de animais. É membro do grupo de especialistas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) em invertebrados das ilhas atlânticas (MAIISG), tendo nesse contexto contribuído para a avaliação do estatuto de conservação de várias espécies de artrópodes terrestres.

Coordenação Executiva

Carla Rego

Doutorada pela Universidade de Lisboa, está integrada no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Entomologia (SPEN), membro do grupo de especialistas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) em invertebrados das ilhas atlânticas (MAIISG) e integra o projeto vacaloura.pt. A sua área de atividade é o estudo da biodiversidade e conservação de artrópodes terrestres.

Coordenação Insecta

Patrícia Garcia Pereira

Doutorada pela Universidade de Madrid, membro do grupo Conservation in Socio-Ecological Systems – CSES Socio-Ecological Research do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c). Presidente do TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal. Coordenadora do projeto Rede de Estações da Biodiversidade. A equipa envolvida no estudo dos insetos envolve uma grande quantidade de especialistas em diferentes grupos taxonómicos.
Equipa base - Albano Soares, Andreia Penado, Cândida Ramos, Renata Santos, Ricardo Ramirez, Rita Morais, Rui Félix, Sandra Antunes, Sílvia Pina e Tatiana Moreira.
Investigadores - Amália Oliveira, Ana Rita Gonçalves, Andreia Valente, António Bívar de Sousa, Artur Serrano, Carlos Aguiar, Clara Wendt, Cristina Rufino, Daniel Oliveira, Eva Monteiro, Ernestino Maravalhas, Francisco Barros, Gonçalo Costa, João Gonçalo Soutinho, José Alberto Quartau, José Manuel Grosso-Silva, Luís Filipe Lopes, Luís Mendes, Martin Corley, Nuno Loureiro, Paula Simões, Pedro Pires, Raquel Mendes, Ricardo Silva, Rita Azedo, Rui Andrade, Sónia Ferreira, Vera Nunes e Vera Zina.
Colaboradores - Ana Lima, Carlos Franquinho, Darinka Gonzalez, José Agostinho, Juan Fariñas, Oskar Alvarez, Patrícia Nascimento, Ricardo Costa e Sam Martins.

Coordenação Araneae

Pedro Cardoso

Pedro Cardoso

Professor Associado da Universidade de Helsínquia e investigador do Museu de História Natural de Helsínquia, onde é responsável pelas coleções de aracnídeos, miriápodes e moluscos terrestres. Fundador e responsável pelo grupo de especialistas em aranhas e escorpiões da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e coordenador do Laboratório para a Investigação integrada da Biodiversidade (LIBRe). A equipa dedicada à avaliação do estatuto de conservação das espécies de aranhas selecionadas inclui ainda o investigador Vasco Branco, membro do Laboratório para a Investigação integrada da Biodiversidade (LIBRe), e que realiza a sua tese na temática da conservação das aranhas de Portugal Continental.

Coordenação Mollusca

Joaquim Manuel Cardoso Reis

Licenciado em Biologia aplicada aos Recursos Animais pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorado em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa, tendo defendido em 2010 a tese: “Biologia, ecologia e conservação de Unio tumidiformis Castro, 1885 (Bivalvia: Unionidae) no sudoeste da Península Ibérica”. Tem participado nos últimos 18 anos em inúmeros projetos de investigação e consultoria relacionados com os bivalves de água doce, entre os quais se destaca a coordenação do Atlas dos Bivalves de água doce de Portugal Continental. É Presidente da Direção do Instituto Português de Malacologia desde 2009. A equipa dedicada ao estudo dos moluscos apresenta dois grupos de especialistas. Integram o grupo de especialistas em bivalves os investigadores Amílcar Teixeira, Elsa Roufe, Filipe Banha, Mafalda Gama, Manuel Lopes-Lima, Pedro Anastácio, Ronaldo Sousa e Simone Varandas. O grupo de especialistas em gastrópodes é composto pelos investigadores António Frias Martins, David Holyoak, Emilio Carral Vilariño, Gonçalo Calado e Teresa Rodríguez.

Coordenação Crustacea

Foto_MJC

Maria José Caramujo

Doutorada pela Universidade de Lisboa (1999) na área da ecologia aquática. Desenvolveu estudos nas áreas de biodiversidade de crustáceos e transferência de nutrientes (energia) em teias tróficas aquáticas. É membro do Grupo dedicado à Conservação em Ecossistemas Socio-Ecológicos (CSES) do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c). Os seus interesses incluem ecologia de copépodes e estudo e conservação de crustáceos de Charcos Temporários Mediterrâneos e outros ecossistemas aquáticos continentais. A equipa dedicada aos estudos de crustáceos inclui os investigadores especialistas nos grupos de Grandes Branquiópodes Margarida Machado e Margarida Cristo, ambas investigadoras do CCMAR e Luís Cancela da Fonseca, investigador do MARE e do CTA-ULAG. A equipa beneficia da colaboração de Rita Alcazar e Edgar Gomes (LPN) na inventariação de grandes branquiópodes; do grupo de Pedro M. Anastácio especialista em Amphipoda (MARE/U. Évora); de Luis G. Sousa na inventariação de habitats (UBC/U. Évora) e de João E.B.P. Reis na preparação e execução de campanhas de amostragem (Centro do Ramalhete/CCMAR/UALG).

Projeto Lista Vermelha de Invertebrados
FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências
Campo Grande, edifício C1, 3.º piso, 1749-016 Lisboa, Portugal
Email: lv.invertebrados@gmail.com

Print