Escaravelho

Cerambyx cerdo

(Linnaeus, 1758)

Insecta – Coleoptera (anexos II e IV)

Distribuição
Em Espanha a espécie apresenta uma ampla distribuição ocorrendo com baixa densidade nas regiões alpina e atlântica, mas sendo relativamente abundante na área mediterrânica. Em Portugal, são poucos e dispersos os registos recentes, que decerto não traduzem a sua abundância e distribuição.

Habitat
A espécie ocorre predominantemente em áreas planas, a menor altitude, estando frequentemente associada a ecossistemas agroflorestais extensivos ou semiextensivos. Os indivíduos são polífagos, vivendo na madeira morta de várias árvores, sobretudo quercíneas, como carvalhos (Quercus robur),sobreiros (Q. suber) e azinheiras (Q. rotundifolia), e parecendo preferir as árvores de maior idade e que já apresentam alguns danos no tronco e nos ramos. Podem, no entanto, também ser encontrados noutras árvores, como castanheiros (Castanea sativa), nogueiras (Juglans regia), freixos (Fraxinus angustifolia), plátanos (Platanusspp.), salgueiros (Salixspp.), etc.

Biologia
As posturas de ovos ocorrem durante o verão sendo estes colocados em fendas no tronco e nos ramos. As larvas desenvolvem-se durante quase três anos, passando por cinco estádios larvares e chegando a atingir os 10 cm. Alimentam-se da madeira da árvore hospedeira podendo contribuir direta ou indiretamente para a sua debilitação. Após a fase de pupa, que ocorre no outono, os adultos hibernam, emergindo no verão do ano seguinte. O período de dispersão na forma adulta ocorre entre maio e setembro, e os indivíduos estão ativos sobretudo nos períodos crepuscular e noturno. Neste período, os adultos podem ser observados a alimentarem-se de seiva em feridas nas árvores ou em frutos maduros.

Estatuto de conservação
Vulnerável (VU) a nível mundial, Quase Ameaçada (NT) na Europa e Pouco Preocupante (LC) na zona mediterrânica.

 

Projeto Lista Vermelha de Invertebrados
FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências
Campo Grande, edifício C1, 3.º piso, 1749-016 Lisboa, Portugal
Email: lv.invertebrados@gmail.com

Print